Fernando Modé

CEO do Grupo Boticário

Lançamento: 21/09/2023

Fernando Modé é CEO do Grupo Boticário desde março de 2021. Modé tem mais de 22 anos de dedicação ao Grupo Boticário, onde começou como Gerente Jurídico, foi CFO e VP Corporativo.

É um exemplo de promoção de uma prata da casa ao cargo de CEO, depois de uma ampla experiência interna e uma preparação consistente de um líder que se destacou pela sua habilidade em fazer conexões.

Na entrevista, Modé fala da jornada do Grupo Boticário, desde a fundação até hoje. Menciona a evolução do modelo de negócio ao longo do tempo, mas que sempre foi focado na jornada do consumidor. Fala sobre a gestão das diversas marcas, dos diferentes canais e das várias categorias. Conta como foi o processo de tranformação mais recente, que implicou na mudança da organização, relocação de mais de mil líderes e diferentes incentivos.

O Grupo Boticário tem, hoje, mais de 3 mil profissionais na área de tecnologia. Fernando Modé fez Direito, na USP, Pós-graduação em Direito Tributário, na CEU Law School e Mestrado em Direito Econômico e Social, na PUC do Paraná.

DURAÇÃO DA ENTREVISTA
1 hora e 34 minutos

Código Personalizado
  • 01 Apresentação Duração: 1 min
  • 02 Estudou dois anos de Engenharia, se formou em Direito, fez Pós-graduação e Mestrado e está estudando Filosofia. Nunca parou de estudar Duração: 10 min
  • 03 Na Iochpe Maxiom, entrou como Advogado Júnior e se tornou Líder do Jurídico, em 2 anos. Atuou como líder conector das diversas especialidades e aprendeu a importância de “business sense” Duração: 5 min
  • 04 Pensou em trabalhar fora de São Paulo e imaginou Curitiba. Apareceu o convite do Boticário para montar o departamento jurídico da empresa Duração: 2 min
  • 05 Grupo Boticário – Foco absoluto na jornada do cliente – Multimarca, multicanal e multicategoria – Crescimento sustentado - 3 mil profissionais na área de tecnologia – Conhecimento é uma coisa e tecnologia é outra Duração: 08 min
  • 06 Acumulou a gerência jurídica e a gerência administrativa por um período – Ampliou o número de liderados e aprendeu a importância da diplomacia, mesmo em questão aparentemente simples Duração: 2 min
  • 07 A Transição de Gerente Jurídico para CFO - Sempre procurou estudar o negócio, como um todo – A experiência como Gerente Administrativo foi importante – Participar do primeiro grupo de Planejamento e Estratégia foi fundamental Duração: 3 min
  • 08 Zerou os apontamentos da auditoria no primeiro ano – A apuração gerencial tem que ser no tempo certo, ter boa qualidade e ser compartilhada – Consolidação da rotina é a base para fazer as mudanças Duração: 3 min
  • 09 O CFO nota 10 é o que consegue conectar o curto, o médio e o longo prazo – Finanças é a disciplina da perenidade – Foi secretário do Conselho por 15 anos – Foi escolhido pelos pares para liderar o processo de transformação Duração: 7 min
  • 10 11 anos como CFO e, depois, 5 anos como VP Corporativo: Operações, tecnologia de informação, serviços compartilhados e estratégicos – Design to value – Aumentar a percepção de valor para o consumidor e reduzir os custos Duração: 5 min
  • 11 O grande desafio para os CEOs é entender qual é o mercado que você está jogando – Sucessivas curvas para garantir o resultado durante a transformação estratégica de evoluir para adjacências mais próximas Duração: 6 min
  • 12 Três níveis de maturidade de planejamento: Fazer bem e vender bem, com um bom planejamento operacional e dimensão financeira Duração: 3 min
  • 13 Meta planejamento – Organizar como você planeja – Execução é fundamental – Foi necessário mudar a organização, os incentivo, os rituais e a comunicação – Alinhamento de propósito nos valores e no modelo de negócio Duração: 7 min
  • 14 Mudança Organizacional, comunicação intensa, ajuste nos incentivos – Premiar o coletivo e reconhecer o indivíduo – Fundamentos do sucesso da transformação Duração: 2 min
  • 15 O Conflito de canais é inerente – Não há solução, mas há gerenciamento – Gerenciar de maneira produtiva, olhando os interesses de todos os stake holders – O mesmo operador final gerenciando as lojas, as revendedoras e o e-commerce Duração: 9 min
  • 16 Treinamento gerencial das franqueadas – Contabilização das atividades que a matriz pode fazer melhor – Tecnologia para a economia de transação e para a economia de atenção – Olhar para o sequenciamento das atividade na jornada do cliente Duração: 7 min
  • 17 O Processo de Pesquisa e Desenvolvimento (muito robusto) – O Processo decisório considera diversos critérios – Metodologia de definição de preços por faixas - Pricing Duração: 10 min
  • 18 Gestão do Tempo para liderar 15 mil colaboradores, 15 marcas, 4 mil lojas, 28 mil pessoas nas franquias e 2 mil fornecedores ativos – Dormir cedo, acordar cedo, ler notícias e fazer ginástica – Para tomar boas decisões é preciso que você esteja bem Duração: 6 min
  • 19 Conselho de Administração com 10 membros – Diversos Comitês – Atuação integrada com a diretoria – Reuniões frequentes com o Artur Grynbaum Duração: 3 min
  • 20 O Grupo Boticário está em 6º lugar como Great Place To Work, entre todas as empresas brasileiras pesquisadoras – A prática no dia a dia dos valores – O orgulho de fazer parte da empresa é um destaque da pesquisa Duração: 3 min
  • 21 O crescimento futuro é maior no Brasil e mais orgânico – Mais de 250 ventures acontecendo ao mesmo tempo Duração: 2 min

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Por Redação, em Executivos

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